Capacitação

Formação de técnicos e agricultores em práticas de condução da cultura do café, colheita e pós-colheita


20

Técnicos

500

Produtores de café

180

Mulheres


Capacitação de técnicos

 
IMG_3154.jpg

Boas práticas de adubação e poda de café

Foram efetuadas recomendações teóricas e práticas relacionadas com a gestão e maneio dos campos, de como realizar as adubações (análise do solo, tipo de fertilizante, uso de calcário, local de uso, quantidade e parcelamento dos mesmos) e poda dos cafeeiros, de forma a permitir o crescimento com um ou dois ramos principais.

 
aa94d8b7-e5c5-40e9-952a-82818337f5bd (1).JPG

Ensaios de adaptação de novas variedades de café

Foram implantados e estão sendo avaliados nove cultivares de café arábica, sendo duas já existentes no PNG e sete recém introduzidas. Serão avaliadas diversas características como produtividade, nutrição e outras. Estes ensaios servirão como laboratório a céu aberto para estudantes de pós-graduação.

 

Técnicas de investigação - Recolha de dados agroclimáticos e caracterização eco-fisiológica,
de crescimento e de produção

Foram realizadas avaliações eco-fisiológicas, de crescimento e produção de café em três altitudes e três níveis de arborização. Um trabalho que faz parte de uma tese de doutorado de um moçambicano, a ser realizado na Universidade de Lisboa.

 

 Capacitação de agricultores

 
 

Boas práticas de colheita, pós-colheita e rastreabilidade

Algumas destas formações foram realizadas no Brasil (formação a 2 técnicos moçambicanos), através de visitas a campos para observação das práticas de colheita , pós-colheita e rastreabilidade. Também foram realizadas recomendações específicas de como se produzir café de qualidade.

DSC00233.JPG

Boas práticas de gestão da cultura de café - preparação do solo, plantio, adubação, poda, colheita e pós-colheita

Foram efetuadas recomendações teóricas e práticas relacionadas com boas práticas de manejo, desde o preparo do solo, plantio, adubação, poda, colheita e pós-colheita e outras recomendações gerais. Tiveram como objetivo disponibilizar ferramentas para a melhoria da gestão das atividades de campo e de processamento, permitindo uma maior otimização das atividades, indo ao encontro da realidade do PNG.