
Projeto
A primeira fase do projeto TriCafé teve início em 2017 e foi concluída em 2023, com foco principal no Parque Nacional da Gorongosa. Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase, iniciada em 2024, alargando o seu âmbito de atuação ao Parque Nacional de Chimanimani.
Trata-se de um projeto trilateral entre Portugal (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa), Brasil (Universidade Federal do Espírito Santo) e Moçambique (Parque Nacional da Gorongosa), financiado pelas Cooperações Portuguesa (Camões, I.P.) e Brasileira (Agência de Cooperação Brasileira).
O projeto vem dar continuidade a parcerias institucionais de investigação estabelecidas há mais de 20 anos entre Moçambique, Portugal e Brasil, e decorre na sequência da parceria triangular/ trilateral estabelecida para a implementação do Projeto TRICAFÉ - Produção sustentável de café no Parque Nacional da Gorongosa em sistema agroflorestal integrado no contexto da desflorestação, alterações climáticas e segurança alimentar.
Neste contexto, pretende-se iniciou-se uma nova fase do projeto, alargando o modelo de intervenção ao Parque Nacional de Chimanimani e potenciando outros serviços do ecossistema, para além do café.
Em termos específicos, o projeto visa:
Contribuir para reverter o cenário de desflorestação e recuperar a biodiversidade natural nos Parques Naturais da Gorongosa e de Chimanimani.
Promover a produção de café em sistema agroflorestal e a produção de outros serviços do ecossistema: carbono e bioenergia.
Contribuir para o aumento do rendimento e a segurança alimentar das comunidades rurais da região.
Conciliar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento humano, com base na produção de café em sistema agroflorestal e rentabilização dos serviços de ecossistema: café, árvores nativas, carbono e bioenergia.
